20/01/20

Guia online de empresas

A importância do papel da mãe no desenvolvimento da criança

QUESTÕES DE PSICOLOGIA

27/03/2014

A importância do papel da mãe no desenvolvimento afetivo e emocional da criança configura-se como relevante vertente no âmbito dos estudos psicanalíticos.

 

Os vínculos afetivos entre ambos são estabelecidos antes mesmo da gestação, pelas representações da sua história de vida. Por isso, a figura materna é tão significativa na formação da subjetividade do bebê.

 

O feto desenvolve-se no útero materno de acordo com um plano ou projeto básico, que continua a se desenvolver durante toda a vida. Mesmo depois do nascimento da criança, a mãe continua a ser o único objetivo com o qual o bebê se relaciona, pois é ela ou quem desempenha a função materna que pode satisfazer a necessidade do bebê.

 

Após o nascimento, a criança tenta recuperar oralmente seu estado fusional com a mãe. Por isso, segundo Bowlby, quanto maior for o vínculo entre o bebê e a mãe, ou seja, quanto maior a interação entre eles, maiores serão as probabilidades da criança se apegar a ela.

 

E é nesta relação de identificação entre mãe e bebê é que se dá o início do processo de formação do vínculo afetivo entre ambos.

 

Por isso, por meio da atenção e do olhar materno, o bebê atribui um significado à relação, o que motiva as primeiras manifestações emocionais e a emissão dos primeiros sons do bebê. Juntamente com essas mudanças, cabe ressaltar ainda que a criança, ao perceber os olhares e toques da mãe, manifesta também as primeiras satisfações no próprio corpo.

 

Foi possível perceber que a função materna é determinante para o início da constituição da subjetividade da criança.

 

Por meio da formação dos vínculos afetivos entre mãe e filho são estabelecidas também as primeiras relações, que servirão de referência para as relações da criança com um novo ambiente, neste caso, a escola, e possibilitarão a interação da criança com novos grupos sociais.

Comentários

Descrição da coluna QUESTÕES DE PSICOLOGIA

Outras matérias da coluna QUESTÕES DE PSICOLOGIA

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: