22/01/20

Guia online de empresas

Como lidar com a raiva?

18/06/2014

A raiva é um sentimento que todos já tiveram ou terão algum dia, quando se deparam com alguma situação difícil ou estressante, que cause muito incômodo. Essa sensação vai depender da forma como a pessoa avalia e reage frente a alguma situação. Não é errado sentir raiva, mas não devemos expressar a mesma de forma errada.

 

O primeiro passo para manter o controle sobre a raiva é procurar não agir impulsivamente. Por isso, vale a ideia de contar até 10 ou até 20 ou até quanto for necessário, para não acabar falando ou fazendo algo de que irá se arrepender depois. É importante respirar profundamente e tentar se distrair, tentando desviar o pensamento que alimenta a raiva.

 

No caso de perceber em si reações físicas como palpitações, respiração ofegante, tensão muscular, é válido pensar consigo mesmo: “Calma, calma...”. Após deixar passar um tempo, em vez de acabar provocando uma situação difícil, a pessoa poderá conversar e esclarecer tudo que acabou provocando aquele sentimento de raiva.

 

Também é adequado não enviar e-mails quando se está com raiva, mas esperar ao menos 24 horas para pensar se realmente vale a pena e se é necessário escrever o texto para quem provocou a situação que fez experimentar tal sentimento.

 

Às vezes, o que aconteceu não passou de um mal entendido, muitas vezes, uma fofoca, um engano, um ato que não foi feito propositalmente, mas que acabou afetando negativamente alguém gerando a raiva na vítima. Por isso, sempre é importante tentar dar um tempo, para depois esclarecer tudo com as pessoas envolvidas.

 

Dependendo do tipo de reação de raiva e da forma de agir frente à mesma. Isso pode trazer consequências negativas futuras para todos os envolvidos. Assim, é muito importante buscar, cada vez mais, um bom controle emocional.

Comentários

Descrição da coluna PSICOLOGIA

Outras matérias da coluna

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: