22/01/20

Guia online de empresas

Bombeiros voluntários: uma nobre missão

30/07/2014
Bombeiros voluntários: uma nobre missão

Bombeiros voluntários: uma nobre missão

Todo trabalho voluntário já é digno de elogios, pelo fato de que, aquele que o realiza, não espera reconhecimento financeiro, e também porque demonstra a atitude louvável de contribuir com o próximo. Mas o trabalho realizado pelos bombeiros voluntários, pode ser considerado ainda mais admirável, pelo fato de que, ao atenderem qualquer tipo de ocorrência, eles são vítimas em terceiro grau.

 

Nas situações de emergências e desastres, de acordo com a classificação de sofrimento emocional, em primeiro grau está a própria vítima, aquela que sofre o impacto direto. Os familiares desta, são vítimas em segundo grau. E os bombeiros e outros profissionais de saúde, são as terceiras vítimas psicológicas, por se depararem diretamente e constantemente com o sofrimento humano. Mesmo assim, eles estão sempre disponíveis, com coragem e motivação para servir, auxiliar e socorrer as pessoas.

 

Obstinados em realizar seu trabalho da melhor forma possível, estão em constante busca de qualificação e aprendizagem, organizando e participando de eventos, como o Seminário Técnico dos Bombeiros Voluntários, no qual tive a honra de contribuir recentemente falando sobre Psicologia das Emergências e Desastres.

 

Os bombeiros voluntários merecem todo o nosso respeito, reconhecimento, admiração e gratidão. São realmente, verdadeiros heróis!

Comentários

Descrição da coluna PSICOLOGIA

Outras matérias da coluna

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: