22/01/20

Guia online de empresas

Epitáfio

29/10/2014

“A vida começa com uma chegada. Termina com uma despedida. A chegada faz parte da vida. A despedida faz parte da vida. Como o dia, que começa com a madrugada e termina com o sol que se põe.” São palavras do escritor Rubem Alves. Essas palavras nos levam a refletir a respeito da trajetória que temos entre a chegada e a partida, em como são nossos dias entre o amanhecer e o entardecer da vida e, principalmente, sobre que palavras vão compor nosso epitáfio.

 

A música “Epitáfio”, um dos maiores sucessos da Banda Titãs, nos faz pensar sobre a vida que estamos tendo, nossas escolhas e ações, caminhos que seguimos, comportamentos e atitudes no período em que temos a chance de viver entre o amanhecer e o entardecer, bem como os arrependimentos e realizações que podemos conseguir. Essa bela canção nos traz mensagem sobre as oportunidades que nos são dadas a cada dia: amarmos mais, nos permitir chorar, vermos o sol nascer, nos arriscarmos mais, fazermos o que gostaríamos de fazer, aceitarmos as pessoas como elas são, complicarmos menos, trabalharmos menos, aceitarmos a vida como ela é.

 

Para vivermos plenamente, precisamos tomar cuidado com os círculos viciosos nos quais podemos entrar em nossas vidas e com o fato de acabarmos não percebendo muitas vezes o que estamos fazendo de negativo conosco mesmos, e com as pessoas que estão ao nosso redor. Às vezes passamos décadas repetindo ações e comportamentos, para depois olharmos para trás e vermos que tudo poderia ter sido diferente.

 

O ideal seria que cada um de nós pudesse perceber tudo logo e promover mudanças imediatas. Alguns exemplos de comportamentos comuns e que podem causar arrependimentos são os casos de pessoas que passam a vida toda trabalhando demais, focando-se tanto na questão financeira, que muitas vezes acabam desgastando o relacionamento com o cônjuge e não acompanhando o desenvolvimento dos filhos. Há também as pessoas que vivem preocupadas extremamente com algo que nunca aconteceu. E ocupam grande parte das suas vidas com preocupações infundadas. E existem aquelas que complicam tudo, tornando-se amargas e extremamente mal humoradas, de mal com a vida, focadas nas tristezas e perdas. Temos ainda, as que acabam com sua autoestima, não conseguindo sair do ciclo de comer muito e ficar insatisfeitas com o próprio corpo.

 

Inúmeros poderiam ser os exemplos. Então cabe refletirmos sobre a própria vida e nossas ações, pois isso pode auxiliar no autoconhecimento e fazer com que possamos tomar atitudes para mudar tudo e aproveitarmos a vida da melhor forma possível até chegar o “entardecer”.

Comentários

Descrição da coluna PSICOLOGIA

Outras matérias da coluna

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: