13/12/17

Guia online de empresas

Algo para comemorar

29/05/2015

Em meio às várias datas comemorativas durante o ano, todos temos uma mais pessoal, que é o nosso aniversário. Para muitas pessoas, comemorar mais um ano de vida é algo que pode não fazer muito sentido além do fato de receber, naquele dia, o carinho e as homenagens dos familiares e amigos.

 

Muitos de nós podemos nos perguntar qual a razão de comemorar o fato de ficarmos, de acordo com o calendário biológico, um ano mais velhos numa sociedade que atualmente cultua e valoriza somente a juventude. Esse culto à juventude, que é associada pela mídia à imagem de beleza e vitalidade, acaba fazendo com que esqueçamos de valorizar outras fases tão boas como a infância, a vida adulta e o envelhecimento, cada uma com seus encantos, belezas, vivências, características, benefícios e momentos que podem ser tão bons ou melhores do que as experiências ou inexperiências da tão cultuada e, às vezes, conturbada adolescência.

 

Antes de tudo, comemorar o aniversário significa que conseguimos alcançar aquela idade e a façanha de vivermos mais um ano. Isso merece uma comemoração especial, pois, como é dito na abertura de um programa de televisão, “a morte está em toda a parte. A maioria de nós tenta evitá-la, outros não conseguem sair da frente dela. Todos os dias, travamos uma nova batalha contra germes, toxinas, acidentes, ferimentos, violências, doenças e catástrofes. Existem várias formas de acabar morrendo. O fato de conseguirmos sobreviver é um milagre, pois, a cada dia que vivemos, enfrentamos mil formas de morrer”.

 

Embora seja natural e faça parte do ciclo de vida de qualquer ser vivo, a morte traz a ideia de finitude e sempre é difícil para o ser humano, pois é algo desconhecido para nós. Diversas religiões e crenças cultuam a vida após a morte, e o que sabemos com certeza hoje é que podemos sempre buscar uma boa qualidade de vida nessa existência, tentando aproveitar todos os momentos, cada um à sua maneira, de acordo com a sua individualidade.

 

A melhor forma de aproveitarmos a vida é fazermos o bem às pessoas e valorizarmos o que temos de bom e tudo que nos traz alegrias. No final de cada dia, podemos fazer um balanço e verificar que aconteceram coisas boas e ruins, algo natural para todos. Ninguém experimenta só maravilhas em cada dia de vida. Então, viver bem consiste em aproveitar as coisas positivas e superar as negativas, buscando aprender com elas, fazendo o possível para melhorar o que estiver ao nosso alcance. Dessa forma, teremos menos a lamentar e muito para comemorar.

Comentários

Descrição da coluna PSICOLOGIA

Outras matérias da coluna

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: