“Ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria”, escreveu Paulo de Tarso. Ainda que tivéssemos toda a riqueza material ou todas as possibilidades de realizarmos nossos maiores sonhos, sabemos que nada teria valor se não pudéssemos amar e sermos amados. É esse sentimento tão sublime que nos motiva a viver e traz um sentido a mais para nossas vidas.
“Amor é dado de graça, foge a dicionários e a regulamentos vários”, afirmou Carlos Drummond de Andrade. Ao longo da vida, temos vários amores que são gratuitos e que simplesmente acontecem, sem nenhuma explicação, mas ocorrem com toda a intensidade, sendo primeiramente por nossos pais e, em seguida, nossos irmãos, familiares e amigos.
Mais tarde, além desses amores que já faziam parte da nossa vida, em certo momento, poderemos conhecer alguém talvez nunca visto antes e, de repente, aquela pessoa, inexplicavelmente, passa a ter um espaço especial em nossos corações e isso pode acontecer no tempo de cada um, sem prazo certo. Para o amor, não existem fronteiras nem preconceitos, e ele se manifesta nas mais diferentes classes sociais, idades, etnias, gêneros, alturas, pesos, belezas, aparências, estilos, etc. Não existem regras para as mais diversas formas de afeto, e a maior beleza do amor é que ele acontece na alma, no interior de cada um. Do fruto desse amor poderemos, ou não, ter outros grandes amores, que são os filhos.
Roberto Carlos e Erasmo Carlos, grandes cantores e compositores, demonstram o que acontece conosco quando amamos, dizendo que “quando a gente ama alguém de verdade, esse amor não se esquece. O tempo passa, tudo passa, mas no peito o amor permanece. E qualquer minuto longe é demais, a saudade atormenta, mas qualquer minuto perto é bom demais, e o amor só aumenta”. Então tudo passa a ter mais cor, mais sabor, e a vida fica melhor ao lado da pessoa amada, onde cada hora parece um minuto.
Portanto, quem já teve o privilégio de experimentar esse sentimento é um felizardo, e por ser algo tão maravilhoso precisa ser cultivado. Herbert Vianna diz: “cuide bem do seu amor, seja quem for”. Precisamos cuidar dos nossos amores, retribuindo todo o carinho recebido, não deixando que a rotina, conflitos ou as diferenças desgastem ou acabem com tão lindo sentimento. Devemos saber dar amor, e não apenas esperar das outras pessoas. E vale sempre lembrarmos que a afirmação “cuide bem do seu amor”, pode perfeitamente significar “cuide bem de si mesmo”, pois é certo que se amarmos a nós mesmos, será mais fácil amarmos outras pessoas.
Giovane dos Santos
(51) 3635-1377
giovanepsi@hotmail.com
www.giovanesantos.blogspot.com
Giovane dos Santos é psicólogo, CRP 07/14625, pós-graduado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, palestrante, psicoterapeuta de adultos, adolescentes e crianças. Atua na área de psicologia clínica, saúde mental, dependência química, gerontologia, orientação vocacional e avaliação psicológica. Atua também no preparo psicológico de candidatas a concursos de beleza da região, como Rainha da Festa da Bergamota e A Mais Bela Gaúcha, promovido pela TV Pampa.
Ganhador dos prêmios: Top of the Top, Destaque Regional Gestão em Qualidade, Troféu Marketing, Troféu Fama, Prêmio de Qualidade Total Publirama e Troféu Destaque, na categoria psicólogo.
29/05/2015
08/05/2015
15/04/2015
25/03/2015
11/03/2015
04/02/2015
21/01/2015
07/01/2015
24/12/2014
10/12/2014
26/11/2014
12/11/2014
29/10/2014
15/10/2014
01/10/2014
17/09/2014
03/09/2014
30/07/2014
18/06/2014
21/05/2014
© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.