20/01/20

Guia online de empresas

Aftas

ODONTOLOGIA

05/03/2014

As aftas são pequenas lesões ulcerosas que acontecem na cavidade oral, geralmente acometendo mucosa gengival e língua. Essas lesões iniciam com uma área avermelhada, com sensação de queimação. Em seguida, evoluem para uma cor branca amarelada e com contornos avermelhados. Por fim, com o rompimento da membrana que as recobre, surgem a dor e o aumento considerável do desconforto. Eventualmente podem aparecer gânglios no pescoço, febre e sensação de cansaço. Geralmente as aftas apresentam uma duração entre 1 a 2 semanas.

 

Como as causas específicas são desconhecidas, os tratamentos são apenas sintomáticos e acabam tendo como finalidade o alívio do desconforto, enquanto se aguarda a regressão natural da lesão.

 

Apesar de se desconhecer as causas específicas desse tipo de lesão, alguns fatores, isolados ou em conjunto, podem ser determinantes para o seu surgimento. Entre eles, estão o estresse, a baixa no sistema imunológico, a deficiência nutricional, a tensão pré-menstrual, causas hereditárias, a ingestão de alimentos ácidos, o uso de alguns medicamentos, carência de vitamina B12, doenças do sistema digestivo, reações alérgicas e consequência de traumas, como pequenos machucados provocados, por exemplo, pela escovação dentária. 

 

É importante lembrar que lesões que não regridam em 2 ou 3 semanas ou que aparecem em grande frequência devem ser avaliadas pelo cirurgião-dentista, a fim de se estabelecer um correto diagnóstico.

Comentários

Descrição da coluna ODONTOLOGIA

Outras matérias da coluna ODONTOLOGIA

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: