17/01/20

Guia online de empresas

Gerenciamento de resíduos na construção civil

MEIO AMBIENTE

31/01/2014

Atualmente percebemos que a legislação está mais rígida no que se refere à problemática ambiental, e a incorporação da gestão ambiental nas empresas traz a ideia do aumento de custos no processo produtivo, porém pode trazer benefícios econômicos e estratégicos para estas. As tendências mundiais apontam para o crescimento de empresas que focam seus negócios com base em estratégias ambientais eficientes, pois a gestão ambiental, assim como a gestão da qualidade, é um grande fator de competitividade, beneficiando, desta forma, a sociedade com a qualidade ambiental.

 

A ausência de gestão na distribuição de resíduos é uma das principais causas da degradação do meio ambiente, com poder de afetar a qualidade de vida da população, os serviços dos ecossistemas e a disponibilidade de recursos naturais. Os resíduos gerados na construção civil não são exceção e podem se tornar parte deste problema, caso não lhe seja dado o correto gerenciamento. Sua gestão inadequada representa um grande desperdício econômico, visto que este só constitui a maior fração em massa dos resíduos gerados nas cidades, como em muitos casos são compostos em grande parte por material passível de reciclagem ou reaproveitamento.

 

O principal foco das ações de regulação e fiscalização de gestão de resíduos da construção civil encontra-se nas mãos do poder público e municipal. Para guiar estas ações, a Resolução do CONAMA n° 307, de 05 de julho de 2002, estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para uma correta gestão. Dentre estes, no que diz respeito à responsabilidade, estabelece que os grandes geradores, como empresas privadas de construção, deverão elaborar Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Ele servirá para avaliar os tipos de resíduos gerados, suas condições de segregação, acondicionamento, transporte interno e externo, estocagem e formas de tratamento ou destinação finais adotadas, enquanto cabe aos municípios a elaboração de procedimentos para exercícios das responsabilidades dos pequenos geradores, na forma de um Programa Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. No entanto, a implementação destas determinações ainda a desejar em muitas cidades do país.

Comentários

Descrição da coluna MEIO AMBIENTE

Outras matérias da coluna MEIO AMBIENTE

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: