18/01/20

Guia online de empresas

Linha Nova | História do Município

 

A história de Linha Nova teve seu início com a chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Brasil, em 1824. Os fundadores foram colonos provenientes das picadas antigas, como Estância Velha, Feitoria Velha, Dois Irmãos e Bom Jardim. Mais tarde, em 1845 e 1846, quando se iniciou uma nova e poderosa fase na imigração no Brasil, estabeleceram-se no local, várias famílias e pessoas vindas da Renânia-Palatinado, especialmente do Hunsrück. Em 1850 já haviam 82 colônias ocupadas com 527 habitantes.

Linha Nova (ou Picada Nova, Neuschneiss, em alemão) era uma picada no sentido norte-sul, suavemente incrustada entre vales e serras, coberta de espessas matas. Os lotes se encontravam transversalmente à direita e esquerda da picada original, a qual se transformou na principal rua da cidade, rua Henrique Spier. Os colonizadores, na maioria de origem alemã, mantinham vivas as tradições e costumes da sua terra natal.

A localidade teve sua formação baseada em torno do binômio igreja - escola, mantendo um processo comunitário e aberto, com capacidade de organização e luta em favor da sobrevivência e de condições mais humanas de vida. Essa característica, em 1990, originou o movimento emancipacionista, o qual alcançou seu objetivo em 20 de março de 1992, quando Linha Nova emancipou-se de Feliz e foi criado o novo município.

Alguns dos pontos turísticos da cidade são a igreja da IECLB, que foi inaugurada em 21 de setembro de 1890 e projetada por Lorenzo Dalla Borba; o Parque Municipal, que compreende uma área de cerca de 7 hectares, anteriormente pertencentes à família Bauermann; A Praça das Águas, localizada na entrada da cidade; o Morro do Mirante, em meio à mata nativa, cerca de 35km do Centro, um mirante natural onde se vê o centro e outras cidades da região; e as cascatas, que necessitam uma boa dose de espírito de aventura para chegar aos locais, através de trilhas nas matas.

A 6 quilômetros do Centro está a cascata Linha Passo Fundo, que possui uma queda de 40m e reentrâncias na rocha, usadas como abrigo por índios. Já a cascata Goldbeck tem uma queda de mais de 50m de altura e fica na localidade de Canto Bayer, cerca de 7km do Centro da cidade, em meio a trilhas e mata nativa.

No núcleo histórico do Parque Municipal, encontram-se edificações centenárias, dentre as quais a primeira cervejaria do Estado do Rio Grande do Sul, pertencente à família Ritter. Há também diversas construções em estilo enxaimel espalhadas pela cidade, fruto da colonização alemã do lugar. Visitar Linha Nova é uma grande pedida para aproveitar o turismo ecológico que a cidade oferece e ainda conhecer um pouco mais sobre a cultura alemã, com um povo hospitaleiro e educado.

Mais informações sobre o município

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: