20/01/20

Guia online de empresas

Maratá | História do Município

 

A colonização de Maratá iniciou em 1857, quando imigrantes alemães desembarcados em São Leopoldo se instalaram nas margens do arroio Maratá, motivados pela beleza do lugar e pela fertilidade do solo. Em 1909, com a inauguração da ferrovia Novo Hamburgo – Caxias do Sul, que passava por Maratá, o povoado ganhou notável impulso, tornando-se pólo regional para a comercialização das riquezas primárias. Paralelamente, os pioneiros também impulsionaram o desenvolvimento cultural e educacional.

A emancipação ocorreu em 20 de março de 1992, através da Lei Estadual nº 9622/92. O município possui área total de 82,70km² e localiza-se na Encosta Inferior do Nordeste. Limita-se com os municípios de Poço das Antas, ao norte, Montenegro, ao sul, Salvador do Sul e São José do Sul, ao leste, e Brochier, ao oeste. Sua altitude em relação ao nível do mar é de 27 metros.

O município é reconhecido por suas belezas naturais e pontos turísticos, tais como Parque Municipal da Cascata Vitória, Parque da Cachoeira Maratá, Parque Municipal da Oktoberfest, Praça Municipal Dora Lídia Brocker, Morro Ibiticã, Trilha Turística de Maratá, Casa do Turista, passeios de dindinho, feira do artesanato do Grupo Fritz e Frida de Maratá, Pousada Ko Freitag, pórticos e prédios em estilo enxaimel, arquitetura colonial, produtos coloniais e a hospitalidade dos marataenses.

Mais informações sobre o município

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: