21/04/19

Guia online de empresas

Tupandi | História do Município

 

Em 1855, Juca Inácio Teixeira, residente em Pareci e proprietário de enorme extensão de terras ao lado direito do rio Caí, iniciou a venda de lotes a imigrantes alemães. O nome de São Salvador se deve a um ermitão luso-brasileiro chamado Salvador, que escolhera a solidão daquelas matas virgens para habitação.

Distrito criado com a denominação de Estação São Salvador, por Ato Municipal nº 15, de 05 de janeiro de 1900, subordinado ao município de São João do Montenegro. Pelo Decreto Estadual nº 7.199, de 31 de março de 1938, o distrito de Estação São Salvador passou a denominar-se Natal e, sob o mesmo decreto, o município de São João do Montenegro passou a denominar-se simplesmente Montenegro.
 
Pelo Decreto-Lei Estadual nº 720, de 29 de dezembro de 1944, o distrito de Natal passou a denominar-se Tupandi. Segundo o padre jesuíta Gotzman, ex-vigário da Paróquia Cristo Redentor, de Tupandi, o nome possivelmente significa “Luz do Céu”. Pela Lei Estadual nº 7.653, de 12 de maio de 1982, o distrito de Tupandi foi transferido do município de Montenegro para Bom Princípio.

O distrito foi elevado à categoria de município, com a denominação de Tupandi, pela Lei Estadual nº 8.602, de 09 de maio de 1988, desmembrado do municípios de Bom Princípio e Salvador do Sul. Foi instalado em 1º de janeiro de 1989. É um município de economia voltada ao setor primário, maioria na arrecadação, sendo a criação de aves e suínos fator importante para o aumento da arrecadação local.

Mais informações sobre o município

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: