18/01/20

Guia online de empresas

Vale Real | História do Município

 

Foi a partir de 1851 que começaram a chegar a Vale Real as primeiras famílias de colonos alemães, para ocupar as terras distribuídas por determinação da diretoria da colônia de São Leopoldo, por ordens do então Governo Imperial. De acordo com o mapa Privat Landerein am Cahy, elaborado em 1855, as terras privadas junto ao rio Caí de Nova Palmira e Kronenthal (Vale Real) já pertenciam, em 1850, a Pedro Schmidt, sendo conhecidas como Fazenda de Pedro Schmidt. A região de Vale Real foi elevada à categoria de Vila Rica em 1878, despertando de forma progressiva a autonomia político-administrativa, pleiteando o autogerenciamento de seus recursos e de sua aplicação.

Em 22 de julho de 1989, reuniram-se, pela primeira vez, os líderes comunitários, com o propósito de iniciar o processo emancipacionista. Em 30 de novembro de 1990, a Comissão Pró-Emancipação entregou oficialmente a documentação para obter a emancipação na Assembleia Legislativa. Em 25 de fevereiro de 1992, a Assembleia aprova o Projeto de Lei nº 82/92, criando o município de Vale Real. No mês seguinte, pela Lei nº 9615, a comissão recebeu oficialmente a Certidão da Aprovação da criação da cidade, com área é de 53,2km². A instalação do município ocorreu em 1º de janeiro de 1993, com a posse do prefeito Silvério Ströher, tendo como vice Luiz Schwaizer.


Você sabia?

O antigo nome de Vale Real era Kronenthal, assim chamado até 1938, quando houve uma proibição de utilizar e até falar a língua alemã. Segundo estudos, o nome Kronenthal surgiu devido à geografia do município ser constituída por um imenso vale, cercado por treze morros, que formam uma verdadeira coroa natural. Vale Real seria imperfeitamente traduzido do alemão, já que Kronenthal significa, literalmente, Vale da Coroa.

Mais informações sobre o município

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: