19/11/19

Guia online de empresas

Capela de Santana | História do Município

 

O povoamento da região onde hoje se localiza o município de Capela de Santana, iniciou-se entre os anos de 1738 e 1745. Milliet de Saint Adolphe relata, em seu Dicionário Geográfico, o encontro dos portugueses com os selvagens da região da hoje Capela de Santana: “Tinham os índios Tapes e Guayacanans algumas aldeias nas margens dos Sinos e nas do Taquari, com os quais se juntaram alguns portugueses, correndo os anos de 1738 e 1745 e tal foi a origem desta Freguesia, cuja igreja foi dedicada a Santa Ana”.

Como era na época, o único local povoado entre os rios dos Sinos e Caí, passou a chamar-se de Ilha do Rio dos Sinos. Em 1846, era criada a Vila de São Leopoldo e Santana do Rio dos Sinos passou a ser o 3º distrito. Desanexado de Porto Alegre, a quem estivera ligado desde o início do século, o 3º distrito de São Leopoldo abrangia a maior parte do atual município de São Sebastião do Caí. A Lei nº 142, de 18 de julho de 1848, desmembrava da freguesia de Santana do Rio dos Sinos as picadas do Hortêncio e Nova e Quatorze, de colonização alemã, para formar a freguesia de São José do Hortêncio.

A lei de criação do município de São Sebastião do Caí, de nº 995, dizia que o mesmo seria constituído pelas paróquias de São Sebastião do Caí, São José do Hortêncio e Santana do Rio dos Sinos. Capela de Santana, que estivera por quase 30 anos ligada a São Leopoldo, passava, então, a fazer parte do novo município. Com a criação do município de São Sebastião do Caí, Capela de Santana passou a ser o 4º distrito. A Lei Municipal nº 103, de 05 de outubro de 1951, adotou o nome de Capela de Santana para a antiga Santana do Rio dos Sinos. Sendo Santa Ana a padroeira e tendo a comunidade se desenvolvido ao redor de sua capela, nada mais certo que seja essa a denominação oficial.

A campanha para a emancipação de Capela de Santana teve seu início no dia 25 de maio de 1985, em uma histórica reunião realizada no salão paroquial, onde a ata realizada nesta oportunidade contou com mais de 300 assinaturas. Entre outras decisões importantes tomadas pela assembleia geral, foi eleita a comissão emancipacionista, que deveria levar avante o movimento. O distrito foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 8.456, de 08 de dezembro de 1987, desmembrado dos municípios de São Sebastião do Cai, Portão e Canoas, sendo instalado em 1º de janeiro de 1989.

Mais informações sobre o município

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: