23/01/20

Guia online de empresas

“Sinto-me feliz e realizado em poder ajudar as pessoas na sua formação integral”

José Fernando Petry é conhecido no Estado e em parte do Brasil, principalmente por suas palestras

10/05/2013
Em 17 anos, Petry já proferiu mais de 1.300 palestras, para públicos diversos (Foto: Arquivo pessoal)

Em 17 anos, Petry já proferiu mais de 1.300 palestras, para públicos diversos (Foto: Arquivo pessoal)

Administrador de empresas, professor e palestrante, José Fernando Petry é natural de Montenegro, onde nasceu em 25 de agosto de 1969. Filho de Paulo Alfredo Petry e Martha Krindges Petry, tem quatro irmãos: Vera, Sérgio, Paulinho e Cláudia.

 

Fernando é casado com Ana Paula Lermen Petry, com quem tem os filhos Felipe (12 anos) e Fernanda (5 anos). Formado em Administração de Empresas, reside em Salvador do Sul.

 

Para conhecer mais sobre sua vida pessoal e profissional e absorver um pouco de seu conhecimento e sabedoria, buscando enriquecer a vida do ser humano, o Portal Vale do Caí entrevistou José Fernando. Acompanhe:

 

 

Portal Vale do Caí: Conte um pouco sobre sua história pessoal e profissional.

 

José Fernando Petry: Formei-me em Administração de Empresas no ano de 1994, quando ainda residia em São Gabriel, onde fui oficial do Exército Brasileiro, no 6º Batalhão de Engenharia de Combate. Voltando de lá, comecei a dar aulas no Colégio São José (Montenegro), após no Colégio Pio XII (Novo Hamburgo) e, mais tarde, no Colégio São Lucas, da ULBRA (Sapucaia do Sul), onde também fui o diretor da escola. Atualmente, ainda mantenho a tutoria EAD no Curso de Logística Empresarial na Universidade UNINTER.

 

Como sempre tive muito contato com as pessoas, acabei verificando as carências de formação dos valores pessoais em relação às virtudes básicas do ser humano e, para auxiliar no trabalho das escolas, empresas e diversas organizações, criei as palestras de Valorização da Vida, Motivação Pessoal e Profissional, Relacionamento Pais e Filhos, Empreendedorismo e Perseverança, Relações Interpessoais no Trabalho, Técnicas de Vendas, Gerenciamento Pessoal (Economia Doméstica), as quais apresento desde o ano de 1995.

 

 

Portal Vale do Caí: Você é administrador de empresas, professor e palestrante. Conte um pouco sobre cada uma dessas suas atividades. Como consegue conciliá-las?

 

José Fernando Petry: Quando fazemos aquilo que amamos, fica fácil conciliar as atividades. E, na verdade, todas essas funções estão interligadas e podem ser consideradas complementares, pois lidam com a busca do conhecimento, com a pesquisa e com a observação. O grande segredo está na organização pessoal e no aproveitamento do tempo, que facilita a execução das coisas.

 

 

Portal Vale do Caí: Em que/onde busca inspiração?

 

José Fernando Petry: Minha maior inspiração se dá no contato com as pessoas. Como temos a oportunidade de mergulhar um pouco no mundo de cada indivíduo, acabamos recolhendo deles as impressões, frustrações, anseios, dificuldades, etc e, com isso, formamos a essência do nosso trabalho.

 

 

Portal Vale do Caí: Como surgiu a “vocação” a palestrante?

 

José Fernando Petry: Na verdade, desde o tempo de infância e juventude, sempre tive muita facilidade em me comunicar, sendo sempre o representante da turma no colégio e presidente do Grêmio Estudantil. Com o início da participação nos movimentos da Igreja Católica, já aos 15 anos, comecei a fazer palestras de reflexão para o pessoal e, com elas, passei a aperfeiçoar essa habilidade, a qual se tornou, posteriormente, a minha profissão.

 

 

Portal Vale do Caí: Que assuntos aborda em suas palestras e qual o teor central delas? A que público são dirigidas?

 

José Fernando Petry: O teor central das palestras é, sempre, a Valorização da Vida, o maior presente que já ganhamos e o maior tesouro que possuímos. Com a ampliação do leque de atuação, passamos a ter palestras específicas para jovens, casais, pais, professores, empresários, colaboradores de empresas, vendedores, enfim, todos os setores da sociedade e todos os ramos de atuação.

 

 

Portal Vale do Caí: Como se sente conseguindo transmitir mensagens positivas e motivacionais para o público?

 

José Fernando Petry: Sinto-me extremamente feliz e realizado em poder ajudar as pessoas na sua formação integral, aliando as questões da formação pessoal com o sucesso profissional, pois tenho certeza que a felicidade plena e a verdadeira realização estão no fato da pessoa conseguir desenvolver suas habilidades e talentos profissionais, sem deixar de lado a saudável e fundamental relação com as pessoas.

 

 

Portal Vale do Caí: Você faz palestras só no Rio Grande do Sul ou chega a palestrar fora do Estado?

 

José Fernando Petry: Além de em 130 municípios gaúchos, já realizei palestras em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e também na Argentina. São mais de 1.300 palestras em 17 anos, tendo sido assistido por mais de 120 mil pessoas.

 

 

Portal Vale do Caí: Você também tem um grande envolvimento com o movimento católico Cenáculo de Maria. Conte sobre o grupo e sua participação nele.

 

José Fernando Petry: No mês de outubro de 2013, completo 25 anos de participação no Movimento Cenáculo de Maria. Fiz o meu retiro ainda quando era organizado pela UNISINOS, em 1988. Desde lá, passamos a acalentar o sonho e o projeto de trazer esse belo Movimento para a nossa região, o que aconteceu em 1992. Iniciamos com a participação de três cidades (Montenegro, São Sebastião do Caí e Salvador do Sul). Hoje, passados 21 anos, já realizamos 61 cursos, com a participação de mais de 6.000 pessoas, e já estamos estabelecidos e organizados em 28 paróquias da nossa Diocese de Montenegro, realizando três retiros por ano (nos meses de fevereiro, maio e agosto) e mais um reencontro (em novembro), só para quem já é cenante.

 

 

Portal Vale do Caí: Pelas suas atividades, você tem contato com muitas pessoas. No seu modo de ver, qual é a maior riqueza e qual é o maior desafio do ser humano hoje?

 

José Fernando Petry: O maior desafio do ser humano atualmente é encontrar o verdadeiro sentido da vida e um ideal pelo qual valha a pena dedicar seu tempo, usar seus talentos e entregar a sua vida. As pessoas precisam urgentemente encontrar o seu espaço nesse mundo e definir uma linha de atuação para os seus dias. A nossa grande riqueza ainda é a solidariedade humana, pois frequentemente podemos verificar tantas e diversas ações no sentido de ajudar o outro, fazendo o bem sem olhar a quem.

 

 

Portal Vale do Caí: Que mensagem quer deixar para as pessoas?

 

José Fernando Petry: Que cada um procure e encontre o seu caminho, o seu campo de atuação, aquilo que lhe faz feliz e realizado, e que respeite a forma com que o seu semelhante escolheu para também ser feliz. E que possamos seguir sempre em frente, sabendo que podemos contar com as bênçãos do céu e com os amigos da terra.

 

 

Edição: Mery Regina Griebler

Fotos: Arquivo pessoal

 

Comentários

Mais entrevistas

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: