25/01/20

Guia online de empresas

“Que delícia de bolo” explora a origem dos alimentos

E, ao mesmo tempo, explora conhecimentos de várias disciplinas

09/06/2015  |  Alto Feliz
Preparo do bolo envolveu todas as crianças (Foto: Divulgação)

Preparo do bolo envolveu todas as crianças (Foto: Divulgação)

Você já parou para pensar na quantidade de conhecimento que uma receita pode trazer? É Matemática, na dosagem dos ingredientes, Português, na transcrição dos elementos, Ciências, na classificação dos produtos, e muito mais.

 

Como em uma receita, o projeto desenvolvido com a turma do primeiro ano da Escola Municipal Padre João Batista Ruland foi acrescido de alguns ingredientes, como a curiosidade e a criatividade. A turma vivenciou experiências investigativas, em que aprendeu conteúdos relacionados a várias áreas de conhecimento, a partir da história “Que delícia de bolo”.

 

A busca pelo aprendizado começou com a leitura da história e se desenvolveu a partir dos gêneros literários utilizados: receita e convite, esse entregue para a direção da escola, para apreciar o delicioso bolo preparado pela turma, que testou a receita. O delicioso bolo foi aprovado por todos.

 

O projeto perpassou também pela Matemática, com as medidas de ingredientes da receita e a pesquisa de preços. Segundo a professora responsável, Márcia Elaine Wissmann Kempf, a ideia desse trabalho é ir além, é descobrir e acompanhar o caminho que os alimentos fazem até chegar à mesa, e esse é um longo percurso...

 

Em busca da origem dos ingredientes, os pequenos visitaram um galinheiro, na propriedade de Tarcilo Barth, e o tambo de leite da propriedade de Ricardo Zanettini e vivenciarem coisas bem interessantes pelo interior de Alto Feliz. A experiência levou a algumas descobertas novas, como a que o cacau, que dá origem ao chocolate, não é tão gostoso in natura como se pensava.

 

“Eles provaram um pouco de cacau e de açúcar mascavo para descobrir os sabores. A maioria fez careta para provar”, conta Márcia. “A ideia agora é utilizar esses conhecimentos nos projetos que eles desenvolverão na Feira de Ciências”, projeta a educadora, que recebeu elogios pelo trabalho desenvolvido.

 

 

Informações: Priscila Tonietto/Assessoria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Alto Feliz)

Edição: Mery Regina Griebler

Comentários

Mais notícias

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: