25/01/20

Guia online de empresas

Projeto Astronomia para Crianças será ampliado para as famílias

Evento noturno, ao ar livre, irá disponibilizar um telescópio profissional para observação de astros

19/06/2015  |  Alto Feliz
Projeto possibilita que crianças e famílias possam ver os astros de perto (Foto: Divulgação)

“Olhem de novo esse ponto. É aqui, é a nossa casa, somos nós. Nele, todos a quem ama, todos a quem conhece, qualquer um sobre quem você ouviu falar, cada ser humano que já existiu, viveram as suas vidas”. O trecho citado é do astrônomo Carl Sagan, ao se referir da Terra no contexto da imensidão do universo. É com essa mesma sensibilidade que professores de Educação Infantil, da Escola Municipal Raio de Luz, tem feito os pequenos de quatro e cinco anos descobrirem essa infinidade na qual estamos todos inseridos. Por meio do Projeto de Divulgação Científica - Astronomia para Crianças, a expedição investigativa leva as turmas do Maternal IIA e IIB e Jardim 1 e 2 a irem além do “olhar para o universo para buscar respostas”: eles buscam perguntas.

O ato de questionar é próprio dessa idade. Uma pergunta leva à outra e a curiosidade leva ao descobrir. O universo da astronomia foi apresentado para os pequenos através de elementos que compõem o dia a dia deles, como desenhos animados e histórias infantis. A partir daí, observar o céu virou rotina e oportunidade para mais aprendizado.

“Por meio do assunto principal, é possível agregar mais conhecimento”, explica o professor idealizador, Juliano Vaz de Abreu, responsável pelas turmas de Maternal. Para exemplificar essa informação, é possível verificar através de uma das atividades propostas: os pequenos, após ouvirem explicações sobre os planetas, desenharam-nos com giz, na calçada em frente à escola. “O importante nessa atividade, para as crianças dessa idade, é identificar os tamanhos, estabelecendo relações de grandeza”, contextualiza a coordenadora pedagógica da escola, Luciane Maria Andrioli.

O projeto está contido no plano de estudos do educandário, que enfatiza o meio ambiente e as relações humanas com ele. A iniciativa de apresentar o universo astronômico aos pequenos é do professor Juliano que, atualmente, é aluno de Cosmologia, pela EAD do Observatório Nacional.

Evento científico para as famílias

O projeto vai além da rotina de sala de aula; ele objetiva envolver a comunidade escolar nas discussões sobre os astros. Para isso, as famílias dos alunos foram convidadas a participar de uma observação noturna.

Segundo Juliano, a adesão das famílias, por meio de uma consulta prévia, foi tão grande que foi necessário estender a atividade para duas noites. O evento de observação científica será realizado a partir das 18h30min, nos dias 24 e 25 de junho, quarta e quinta-feira, na rua Eugênio Kuhn, em frente à escola Padre João Batista Ruland. Para realizar esse evento, será utilizado um telescópio Newtoniano de 254mm, onde serão mostradas as suas funcionalidades e, posteriormente, convidando as crianças e suas famílias a observarem alguns planetas citados no trabalho.

Segundo a descrição do projeto, ele parte da curiosidade e admiração que o tema “Astronomia” desperta nas pessoas, sejam elas crianças ou adultos, mas que infelizmente possui pouco destaque na divulgação da mídia convencional, além do curto período que o tema Sistema Solar tem para ser desenvolvido em sala de aula. Com esse projeto, espera-se despertar esta curiosidade de uma forma mais ampla, pois ela não ficará restrita somente a leitura de um livro didático, por exemplo, mas com a possibilidade de ver “de perto” alguns astros, incentivando os alunos a continuarem posteriormente esta caminhada para o desenvolvimento e divulgação científica.

“Espera-se, ao final desse projeto, para o caso da educação infantil, que fique plantada aquela sementinha que faça com que a criança deseje por si só descobrir, com o tempo, mais sobre o tema ‘Astronomia’”, destaca Juliano, reforçando o convite às famílias, para que acompanharem esse momento de aprendizado, que é a descoberta da própria vida. “O conjunto da nossa alegria e nosso sofrimento, milhares de religiões, ideologias e doutrinas econômicas confiantes, cada caçador e coletor, cada herói e covarde, cada criador e destruidor da civilização, cada rei e camponês, cada jovem casal de namorados, cada mãe e pai, criança cheia de esperança, inventor e explorador, cada professor de ética, cada político corrupto, cada ‘superestrela’, cada ‘líder supremo’, cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu ali - em um grão de pó suspenso num raio de sol”, como diria Carl Sagan.

Informações: Priscila Tonietto/Assessoria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Alto Feliz)