25/01/20

Guia online de empresas

Nativo da África palestra para alunos

Sanha Bunatti Nhaga Tchuda, de Guiné-Bissau, esteve em Linha Nova

22/06/2015  |  Linha Nova
Nativo de Guiné-Bissau palestrou para alunos de Linha Nova (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Nativo de Guiné-Bissau palestrou para alunos de Linha Nova (Foto: Divulgação/Prefeitura)

O Art. 26 da LDB e Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". Em Linha Nova, o cumprimento dessa lei acontece com atividades relacionadas. E, na segunda-feira do dia 08 de junho, aconteceu uma palestra com um nativo da África, Sanha Bunatti Nhaga Tchuda, que veio da Guiné-Bissau para estudar Teologia no IBE Instituto Bíblico Esperança de Porto Alegre.

 

A palestra dele, gratuita, foi de suma importância, pois ninguém mais que um nativo da própria cultura para falar dela. Falou aos alunos da rede municipal como são as escolas no país dele (muito precárias, em média 60 alunos por professor e muitos deles voluntários, pois recebem baixa remuneração e, às vezes, ficam meio ano ou mais sem receber), da alimentação (se alimentam ao meio-dia com arroz e caça quando tem, uma refeição diária), material didático (um caderno e um lápis ou uma caneta). Transporte escolar não existe (andam até 20 km para chegarem à escola). Também falou como foi a vinda dos negros como escravos.

 

Quem acompanhou Sanha Bunatti Nhaga Tchuda foi o missionário voluntário Elton Róis Silveira Diss e sua esposa Carla Buhler Diss, que fazem trabalhos voluntários. Por várias vezes, o casal já levou roupas, medicamentos ao país de Sanha, ajudando no que podem.

 

 

Informações: Prefeitura Municipal de Linha Nova

Edição: Mery Regina Griebler

Comentários

Mais notícias

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: