19/11/19

Guia online de empresas

Câmara de Nohfelden aprova irmandade com Feliz

30/12/2012  |  Feliz
Câmara de Nohfelden aprova irmandade com Feliz

Câmara de Nohfelden aprova irmandade com Feliz

A Prefeitura de Feliz recebeu, neste mês de dezembro, a notícia de que a Câmara da cidade alemã de Nohfelden aprovou a parceria com Feliz. Em reunião do Conselho da Cidade, ocorrido em 13 de dezembro, foi decidido pela confirmação da irmandade, visto que a cidades têm várias características em comum. O assunto já foi abordado no jornal Saarbrücker Zeitung, que circula na região, na quarta-feira do dia 19 de dezembro.

Nohfelden está situada na região do Saarland e possui cerca de 10 mil habitantes. Após meses de pesquisa entre ambos os municípios, é possível assegurar que há profundos laços históricos e culturais que unem Nohfelden com Feliz. Em Wolfersweiler, distrito pertencente a Nohfelden, existem cartas escritas por colonos de Feliz, de 1850, que comprovam essa ligação sanguínea de famílias felizenses com as da cidade alemã. Nas cartas em questão, datadas do século XIX, surgem relatos preciosos do desenvolvimento da colônia de Feliz.

O primeiro professor da Picada Feliz, Sr. Michel Bartel, era natural de Wolfersweiler, emigrando da Alemanha em 1846. Umas das filhas deste professor, Maria Bartel, casou-se com Mathias Bohn, dando origem à parte da família Bohn, estabelecida neste município, principalmente na localidade de São Roque.
 
Para o prefeito felizense, Cesar Assmann, a notícia é um presente de final de ano. “Sinto-me extremamente gratificado ter iniciado essa proposta, que, no próximo ano, com o prefeito Albano, avançará ainda mais e trará reflexos muito positivos para a preservação da cultura em nossas comunidades”, destaca.
 
As tratativas para a formalização desse projeto entre Feliz e Nohfelden, denominado na Alemanha de Partnerschaft, iniciaram em maio de 2011. Em maio deste ano, foi sancionada a lei felizense que declara Nohfelden sua cidade irmã e, agora em dezembro, a Prefeitura de Feliz recebeu a confirmação do Conselho da cidade alemã com uma declaração de teor idêntico.


Informações: Maico Vogel/Assessoria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Feliz)
Foto: Horst Peter/Divulgação

Comentários

Mais notícias

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: