17/01/20

Guia online de empresas

Teste do voto biométrico em eleição simulada ocorreu sábado

Simulado aconteceu em Pareci Novo e São Vendelino

31/08/2014  |  Pareci Novo |  São Vendelino  |  Política
Identificação dos eleitores é pelas digitais

Identificação dos eleitores é pelas digitais

Na tarde de sábado, 30 de agosto, a Escola Municipal Beato Roque, em Pareci Novo, e o quiosque próximo da Prefeitura de São Vendelino, receberam um simulado com votação biométrica. Apesar da pouca participação, os eleitores tiveram a oportunidade de conhecer o novo sistema, agora com a identificação pelas digitais, dispensando a assinatura.

 

O teste em Pareci Novo foi acompanhado pela juíza da 31ª Zona Eleitoral, com sede em Montenegro, doutora Márcia do Amaral Martins, além de funcionários do cartório eleitoral. “Só podem votar, nos municípios que terão o voto biométrico, os eleitores que no ano passado fizeram a revisão eleitoral”, lembrou a juíza. “Até 2018 este sistema deve ser implantados em todos os municípios”, completa. “Vai proporcionar mais segurança para o sistema, que já é bastante confiável”, entende.

 

Para votar, os eleitores devem levar um documento oficial com voto. E a doutora Márcia sugere que levem de casa a chamada cola, com os números dos cinco candidatos escolhidos, para evitar de se esquecerem na hora de digitar na urna eletrônica. A votação em primeiro turno ocorre no dia 5 de outubro.

 

A juíza lembrou que o cartório eleitoral continua aberto, em Montenegro, todas as tardes, inclusive aos finais de semana, para os eleitores tirarem dúvidas, pedirem a segunda via do título de eleitor ou encaminharem denúncias. O telefone é o 3632-3880.

 

 

Guilherme Baptista - Jornalista

Comentários

Mais notícias

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: