17/01/20

Guia online de empresas

Município apresenta projeto LER em seminário da Famurs

Encontro serviu para apresentar as campeãs do Prêmio de Cultura do ano de 2014

31/03/2015  |  Estado |  Tupandi
Prefeito Hélio, durante sua explanação (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Prefeito Hélio, durante sua explanação (Foto: Divulgação/Prefeitura)

A Famurs realizou, na quarta-feira, 25 de março, um seminário para apresentar as campeãs do Prêmio de Cultura da Famurs 2014. O objetivo do encontro era difundir ações culturais nos municípios gaúchos. Promovido em parceria com o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic), o evento contou com a presença do prefeito de Tupandi, Hélio Inácio Müller, e as secretárias Janice Lottermann Theisen (Educação) e Luciane Ludwig Kercher (Cultura, Turismo e Desporto).

 

Os representantes dos municípios premiados na última edição do Prêmio de Cultura da Famurs apresentaram os seus projetos. Entre as cidades vencedoras, além de Tupandi, vencedor do projeto Livro, Leitura e Literatura, aparecem Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Canguçu, Farroupilha, Rosário do Sul e Sarandi, que foram premiados em projetos de artes visuais; artes cênicas e integradas; museus, patrimônio e memória; música e cultura popular, étnica e folclore.

 

A secretária Luciane, responsável pela ação cultural do programa “LER – Leitura, Escrita e Riqueza”, explicou ao público a importância do projeto que foi instituído por lei municipal na administração do prefeito Carlos Vanderley Kercher (Mano), em 2011, mas que teve início a partir de uma ação da secretária de educação, Janice e da diretora da Escola São Francisco, Neide A. B. Flach. Todos os dias, desde 2009, no início das aulas, ocorre leitura por 15 minutos. “A atual gestão do prefeito Hélio Inácio Müller continua promovendo e valorizando o projeto. Isso demonstra o compromisso do poder publico com a leitura sendo realizada", enfatiza Luciane.

 

De acordo com a secretária de Educação tupandinse, Janice Lottermann Theisen, existem vários projetos que compõem o LER. “Podemos citar a Feira do Livro, que é um evento anual, a distribuição de lápis ecológicos, marca-páginas e as publicações dos alunos; a elaboração da logomarca do programa, assim como todo o material de mídia; além da aquisição de acervo bibliográfico. Tudo isso, com O intuito de incentivar o hábito da leitura para os alunos, professores e munícipes”, reitera a secretária.

 

O prefeito, satisfeito com os resultados que o programa traz ao município, ressalta a importância do trabalho desenvolvido em parceria entre as secretarias de educação e cultura. “O objetivo principal do LER é que todos os munícipes tenham acesso a um livro. É lá que se encontra a fonte de riqueza que todo homem precisa ter: o conhecimento”, comenta o administrador.

 

 

Informações: Matheus Klassmann (Prefeitura Municipal de Tupandi)

Edição: Mery Regina Griebler

Comentários

Mais matérias sobre Turismo e Cultura

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: