18/09/20

Guia online de empresas

Educação Ambiental

30/07/2013

Este tema é muito relevante nos dias de hoje, onde todos vivem em prol de uma qualidade de vida melhor. Para isso, devemos estar conscientes e preocupados com o ambiente e com os problemas que lhe dizem respeito. A população deve estar motivada no sentido de participação e engajamento, trabalhando de uma forma coletiva para resolver os problemas atuais e impedir que se repitam.

 

A Educação Ambiental atua na sensibilização e na conscientização do cidadão, estimulando-o a participar dos processos coletivos, ou seja, se todos fizerem sua parte na redução e reaproveitamento de resíduos, redução no desmatamento ambiental, redução da poluição atmosférica, entre outros, o mundo terá melhores condições ambientais.

 

No Brasil, existe uma lei específica que trata da Educação Ambiental. A lei número 9.795, de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a Educação Ambiental, instituindo a Política Nacional de Educação Ambiental. Pode-se estimular o aprendizado sobre a Educação Ambiental dentro das escolas, empresas, universidades, repartições públicas, etc. Essa educação pode ser desenvolvida por órgãos do governo ou por entidades ligadas ao meio ambiente.

 

Os órgãos do poder público devem assumir a responsabilidade de proporcionar à sociedade maiores informações sobre o tema Educação Ambiental, fazendo com que a mesma participe de forma efetiva como papel de autora e co-reponsabilizando-se pelas decisões tomadas nos atos educativos. A Educação Ambiental torna-se política pública quando existe interação entre sociedade e poder público.

Comentários

Descrição da coluna MEIO AMBIENTE

Outras matérias da coluna

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: