18/09/20

Guia online de empresas

Conheça a quiropraxia

22/08/2013

Um terço da população brasileira tem algum problema na coluna. Ou seja, em torno de 54 milhões de pessoas sentem dores persistentes, na maioria das vezes em consequência de doenças crônico-degenerativas (Fonte: Agência Brasil).

 

No ranking das doenças relacionadas à coluna, a mais frequente é a lombalgia. Conhecida popularmente como dor nas costas, ocupa o primeiro posto e é responsável por 40% das dores reconhecidas como crônicas. Em segundo lugar, aparece a dor de cabeça, ou cefaleia, com 20%. As dores nas articulações (reumatológicas) ficam com 10%. O quarto lugar é ocupado por problemas no sistema osteomuscular, responsável por 7% das queixas. Os outros 23% se dividem entre as mais variadas causas de dor.

 

Remédios não faltam no balcão das farmácias, mas será que o caminho mais correto é mascarar a dor e recorrer sempre aos medicamentos durante as crises? Sem dúvida, a resposta é não, pois o problema deve ser tratado na raiz, ou seja, a coluna precisa de um tratamento específico e a quiropraxia é a indicação certeira.

 

A quiropraxia é uma profissão da área da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, de problemas nas articulações, músculos, tendões e nervos e dos efeitos dessas alterações sobre a saúde em geral. Ela resolve problemas sem cirurgia ou medicamento, através de vários métodos terapêuticos, em especial a manipulação ou ajustamento articular. Após um ajuste bem executado, observa-se a redução da dor, melhora no movimento e redução da tensão muscular.

 

Muitas pessoas pensam que o tratamento realizado pela quiropraxia está somente vinculado à coluna vertebral e se surpreendem ao saber que existem inúmeras técnicas quiropráticas que atuam também sobre as articulações dos membros superiores e inferiores (ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho e tornozelo). Qualquer pessoa pode se beneficiar do tratamento quiroprático, desde crianças recém-nascidas até pessoas de idade avançada e gestantes.

 

Dentre as várias condições tratadas/amenizadas pela quiropraxia, podemos citar:

• Dores nas costas e articulações;

• Dores irradiadas para os braços e pernas;

• Enxaqueca e cefaléia (dores de cabeça);

• Hérnia de disco;

• Ciatalgia (dor no nervo ciático);

• Bursite;

• LER/DORT;

• Torcicolo/rigidez no pescoço;

• Labirintite/tontura.

 

O objetivo do tratamento é identificar, corrigir e prevenir os problemas articulares. Na primeira consulta, é feita uma anamnese (entrevista), exame físico, testes ortopédicos e neurológicos, avaliação de exames de imagem (r-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada) e plano de conduta para o tratamento. A quiropraxia pode lhe ajudar a evitar problemas previsíveis, minimizar a dor, manter a boa função da coluna e do corpo e a economizar dinheiro com futuros problemas de saúde.

Comentários

Descrição da coluna QUIROPRAXIA

Outras matérias da coluna

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: