19/01/21

Guia online de empresas

Município define Plano de Educação para os próximos 10 anos

Texto final foi definido na noite de segunda-feira, em evento no Centro de Convivência

10/06/2015  |  Harmonia
Conferência reuniu grande público no Centro de Convivência (Foto: Castor Becker Júnior/Prefeitura)

Conferência reuniu grande público no Centro de Convivência (Foto: Castor Becker Júnior/Prefeitura)

Autoridades, representantes de diversas entidades do município, educadores e comunidade em geral participaram, na noite da última segunda-feira, 08 de junho, da reunião que definiu o texto final do Plano Municipal de Educação para os próximos 10 anos. A Conferência Municipal de Educação ocorreu no Centro de Convivência, dentro do Parque Municipal José Albino Jacoby. Depois de uma abertura com direito a apresentação musical da Associação Cultural Educando para o Futuro de Harmonia (Acefh), o grupo repassou as estratégias elaboradas para as 20 metas do plano. O texto deve agora ser transformado em um projeto de lei municipal, que, nesta quarta-feira, 10 de junho, deve ser enviado pela Prefeitura à Câmara de Vereadores. O Legislativo deve votar a matéria nos próximos dias e o prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink tem até o próximo dia 25 para sancionar a lei.

 

A conferência da última segunda foi o fechamento de um trabalho que começou em fevereiro, quando foi criado o Fórum Municipal de Educação. O primeiro passo foi traçar um diagnóstico da situação atual da Educação em harmonia, em todos os níveis. A partir daí, educadores, conselheiros tutelares, representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação começaram a traçar e debater ações e estratégias locais para atingir as 20 metas ao Plano Nacional de Educação. Além da  universalização do ensino e metas de qualidade para serem atingidas a cada ano, o planejamento abrange também propostas para implantação de ensino técnico, maior incentivo para estudantes acessarem o ensino superior, qualificação continuada dos docentes (com metas para pós-graduação), melhorias na infraestrutura e outros iten

 

 “A aprovação do Plano é apenas o início de um trabalho desafiador”, comentou a coordenadora do Fórum, Denise Persch. A secretária municipal de Educação, Berta Gizele Fink, lembrou que o Fórum será uma instituição permanente, que a partir de agora deverá acompanhar a implantação de todo o planejamento. “Sua efetivação vai depender de uma boa articulação entre as instituições locais e uma real efetivação da cooperação entre Município, Estado e governo federal. Não é um plano para somente uma escola ou para ser colocado em prática durante somente um mandato. É uma estratégia de Estado”, completou.

 

Já o prefeito Lico Fink ressaltou que Harmonia já sai na frente em algumas das metas nacionais. “Temos investido muito na qualidade do ensino local e no transporte universitário. Além disso, conseguimos atender a 100% da demanda por Educação Infantil.” O chefe do Executivo agradeceu ao bom comparecimento das pessoas aos debates. “Foi importante todos expressarem livremente suas críticas e sugestões, para construirmos um plano autêntico quanto às necessidades e o potencial de Harmonia”, completou.

 

 

Informações: Prefeitura Municipal de Harmonia

Edição: Mery Regina Griebler

Comentários

Mais notícias

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: