18/09/20

Guia online de empresas

Voto neste segundo turno é mais rápido

Não estão acontecendo filas

26/10/2014  |  Região  |  Política
Votação acontece de forma tranquila neste domingo

Votação acontece de forma tranquila neste domingo

As filas que ocorreram no primeiro turno, em 5 de outubro, principalmente nos sete municípios da região que tiveram o voto biométrico, não estão se repetindo neste domingo, dia 26, quando acontece a votação do segundo turno. É que os votos são para apenas dois cargos: governador do Estado e presidente da República. Com isso, são digitados apenas quatro números na urna eletrônica (dois para cada cargo). Já no primeiro turno, eram cinco cargos, incluindo mais para senador, deputado estadual e deputado federal.

 

Conforme a Justiça Eleitoral, não ocorreram problemas com urnas eletrônicas e a votação acontece normalmente. Apenas foram registradas algumas faltas de mesários, que tiveram de ser substituídos. A votação acontece entre 8 da manhã e 5 da tarde. Mesmo com a maior facilidade, os eleitores podem levar os números de seus candidatos anotados numa “colinha”, evitando de esquecerem na hora do voto. O voto é obrigatório para eleitores entre 18 e 70 anos. Entre 16 e 18 e acima de 70 anos é optativo.

 

Mesmo quem não votou no primeiro turno deve votar agora no segundo. Somente o eleitor que não votou nas três últimas eleições pode ter tido seu título cancelado. Além de saber o local onde vota, o eleitor deve levar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, de trabalho, motorista, certificado de reservista, passaporte ou carteira de categoria profissional como OAB, CRA e CRM e CREA. Os locais de votação serão os mesmos do primeiro turno.

 

O eleitor que não estiver no município onde vota deve justificar a sua ausência em qualquer seção eleitoral, também com um documento oficial com foto. Desta vez não terão mesas especiais para a justificativas. Para o voto em trânsito, só nas cidades maiores, para presidente e para quem se cadastrou até 21 de agosto.

 

A Justiça Eleitoral alerta quanto a propaganda eleitoral. No primeiro turno, na madrugada do domingo de votação, muitos panfletos foram jogados perto dos locais de votação, principalmente escolas, causando muita sujeira. A propaganda é proibida no dia da eleição e a fiscalização foi intensificada. Neste domingo já não se vê tanta propaganda nas ruas como aconteceu no primeiro turno. Qualquer denúncia, incluindo também a boca de urna, pode ser encaminhada para a Brigada Militar ou para o cartório eleitoral.

 

 

Voto biométrico

 

Em Pareci Novo, São Vendelino, Vale Real, Linha Nova, São Pedro da Serra, Alto Feliz e Maratá novamente terá o voto biométrico, com os eleitores se identificando pelas digitais. No primeiro turno,  como era novidade, ocorreram algumas filas. Agora com mais experiência e menos cargos, as filas não estão se repetindo, com a votação acontecendo tranquilamente.

 

O maior problema no primeiro turno foi quanto a dificuldade de identificação de alguns eleitores com as digitais mais desgastadas devido ao tipo de trabalho ou idade mais avançada. Após até oito tentativas, o eleitor assina a ata e vota normalmente. Isso ocorreu com cerca de 10% dos eleitores no primeiro turno. Em 2016 mais municípios da região devem ter o voto biométrico e até 2018 o sistema deve estar implantado em todo o pais.

 

Mais informações nos cartórios eleitorais, que estarão de plantão, e nos sites do TRE e TSE.

 

 

Guilherme Baptista - Jornalista

Comentários

Mais notícias

© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.

Gerenciamento:

Desenvolvimento: