No ano de 2014, os Grupos Organizados de Mulheres de Barão, ação desenvolvida pela EMATER, CRAS Família Baronense e comunidades, organizaram um planejamento com priorização de atividades e metas para 2015. A estratégia pretendia levantar demandas e anseios dos grupos, todos eles organizados na região rural do município. Várias pautas foram elencadas, de modo que parte importante delas foi elencada para ser problematizada, discutida e trabalhada nesse ano. As pautas se caracterizaram desde demandas específicas de cada grupo, como anseios apontados como transversais em todo o território.
Ao todo, sete Grupos Organizados de Mulheres promovem encontros e realizam ações diversas ao longo. São eles: São Camilo, de Linha Camilo; Sagrado Coração de Jesus, com grupo homônimo; Renascer,de Arroio Canoas; Amizade, de Linha Pimenta; Alegria, de Barão Velho; Sempre Unidas,de Linha Cairú; Flor de Gerânio,de Linha Wilmsen, totalizando cerca de 80 participantes.
Para que se comece a quitar as pautas elencadas, durante este ano, algumas ações já foram definidas, dentre elas o investimento em cursos voltados ao desenvolvimento humano e social, por meio de parceria com o SENAR, como, por exemplo, o curso “Autoconhecimento e Relacionamento Interpessoal”, que terá início ainda em abril, e o curso “Liderança e Desenvolvimento de Equipes”, a ser realizado em maio, além das já tradicionais oficinas nas áreas de segurança e soberania alimentar, plantas bioativas, entre outros temas trabalhados diretamente com a própria extensionista. A proposta segue ainda com artesanato; visitas técnicas/turismo rural e encontros como o XV Encontro Microrregional de Mulheres, realizado no mês de março, e o II Encontro Municipal dos Grupos Organizados de Mulheres, ao final do ano, onde novas demandas podem vir a ser produzidas, além de serem trabalhadas as experiências do ano corrente.
Além dessas temáticas globais, algumas questões muito interessantes têm surgido como pedidos específicos dos próprios grupos, como a oferta do Curso de Jardinagem, também pelo SENAR, que será realizado na comunidade de Arroio Canoas na segunda metade do ano, além do projeto-piloto de preservação do meio ambiente na comunidade de Barão Velho, uma ação inovadora que ainda conta com a parceria técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Informações: Prefeitura Municipal de Barão
Edição: Mery Regina Griebler
Festa da FamÃlia envolveu escola
20/04/2015 |  Barão
Cine Caà terá sessão extra na véspera do feriado
20/04/2015 |  Região |  São Sebastião do CaÃ
Curso de Tapetes no Tear teve primeiro dia de atividades
16/04/2015 |  Barão
16/04/2015 |  Vale Real
Reunião articula ações na Rota Colonial de Linha Stein
14/04/2015 |  Salvador do Sul
© Vale do Caí 2013 - Todos os direitos reservados.